Menu
Teatro e Dança

Teatro Céu das Artes apresenta ‘À Primeira Vista’, uma adaptação da obra de William Skakespeare

Um dos maiores clássicos do escritor e dramaturgo, Noite de Reis, ganha espetáculo com roteiro e linguagem contemporânea, focados em temas universais. A entrada é gratuita

Redação Jornal de Brasília

24/01/2025 5h00

Atualizada 23/01/2025 22h33

mateus ferrari, camila meskell, lucas lima, abaetê moreira e maria eleide moreira crédito fotógrafo ismael monticelli

Foto: Ismael Monticelli/Divulgação

Por Ana Beatriz Assenço – da equipe JBr

Neste fim de semana, sábado (25/01) e domingo (26/01), o Teatro Céu das Artes, no Recanto das Emas, será palco do espetáculo À Primeira Vista, uma adaptação contemporânea de Noite de reis, um dos maiores clássicos do dramaturgo e escritor William Shakespeare. O projeto é fruto da colaboração de Lucas Lima, Maria Eleide Moura, e Adriano Guimarães, que, a partir de estudos da obra, adaptam o texto para temas universais, como oposição e paixão, acasos da vida, identidade e máscaras sociais, em uma abordagem bem atual. O espetáculo é gratuito, e os ingressos devem ser retirados pelo Sympla.

A trama gira em torno de dois irmãos gêmeos, Sebastian e Viola, que são separados por um naufrágio. Sem o irmão por perto, Viola cria uma personalidade masculina para tentar sobreviver, e, então, surge Cesário. Sob sua nova personalidade, Viola conhece Orsino, começa a trabalhar para ele e a nutrir sentimentos pelo patrão. Porém, Orsino está apaixonado por Olívia. A dinâmica entre os três se transforma num triangulo amoroso complicado: Olívia se encanta por Cesário, enquanto Viola, em sua verdadeira identidade, apaixona-se por Orsino.

O diretor da peça, Adriano Guimarães, destaca a habilidade e o talento de Shakespeare de retratar a natureza humana de forma universal e atemporal. “Ele escrevia para todos, sem olhar moralista, o que faz da sua obra tão rica e atual”, comenta.

Lucas Lima, um dos roteiristas da adaptação, explica que Noite de Reis foi escolhida dentre os clássicos de Shakespeare pela profundidade emocional de seus personagens. “Buscávamos uma comédia romântica, e “Noite de Reis” nos chamou a atenção pelos personagens intensos e suas emoções à flor da pele. Nós nos identificamos com esses personagens tão humanos e acreditamos que o público também se verá refletido neles”, diz.

A adaptação traz uma proposta inovadora, reduzindo o elenco de 17 para 8 personagens, interpretados por cinco atores. O roteiro foi escrito com uma linguagem contemporânea e coerente, mantendo as camadas da dramaturgia shakespeariana, mas com uma ambientação atual. “À Primeira Vista se diferencia de Noite de Reis não só pela reinterpretação da linguagem, mas também explora os temas universais de identidade, amor e disfarce em um contexto moderno”, explica Lima.

lucas lima e maria eleide moreira crédito fotógrafo ismael monticelli 1
Foto: Ismael Monticelli/Divulgação

Lima também ressalta o desafio de adaptar as obras de Shakespeare para os dias de hoje. “Pensando na dramaturgia, envolve a complexa tarefa de reinterpretar contextos históricos, sociais e culturais, atualizando-os de forma que os sentidos da obra sejam preservados, enquanto se tenta estabelecer uma conexão com o público atual”, afirma. 

O roteirista também destcou a importância de levar o espetáculo para fora do Plano Piloto. “A democratização do o à cultura é fundamental para promover a inclusão social, reduzir desigualdades e ajudar a criar oportunidade para pessoas. Independentemente de se tratar de obras clássicas ou contemporâneas, é essencial que todos os indivíduos tenham a chance de vivenciar e participar das diversas manifestações culturais. No meu ponto de vista, promover o o à cultura vai além de disponibilizar obras clássicas, trata-se de assegurar que todas as formas de expressões artísticas estejam ao alcance de todos”, defende o roteirista Lucas Lima.

mateus ferrari, lucas lima, maria eleide moreira, camila meskell e abaetê moreira crédito fotógrafo ismael monticelli
Foto: Ismael Monticelli/Divulgação

O elenco conta com Abaetê Queiroz, Camila Meskell, Mateus Ferrari e Maria Eleide Moreira, além de Lucas Lima. As apresentações ocorrem às 17h e às 20h, e a entrada é gratuita. O patrocínio é do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).

À Primeira Vista
Sábado (25/01) e domingo 26/01), às 17h e às 20h, no Teatro Céu das Artes, no Recanto das Emas (Quadra 113, Área Especial 01). No sábado, haverá tradução em LIBRAS e áudiodescrição. Neste dia, após as apresentações, o elenco e os criadores farão uma roda de discussão com os espectadores. Classificação indicativa: 14 anos. Entrada franca, mediante retirada de ingressos pelo Sympla. Informações (61) 98208-1155

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado