Há 25 anos nos palcos, a peça Dingou Béus, da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo, tem sido um grande um sucesso desde seu lançamento. “Dingou Béus é o nosso auto de Natal, inspirado na tradição teatral, especialmente na comédia”, conta Jovane Nunes, integrante do grupo. Ele conta que os autos foram trazidos ao Brasil pelos jesuítas. Usados como ferramenta de evangelização, combinavam narrativas de cunho religioso com uma certa dose de sátira, o que influenciou diretamente na criação da peça.
Neste fim de semana, a companhia encerra sua turnê nacional comemorativa de 29 anos de estrada, com sessões no Teatro Royal Tulip, em Brasília, no sábado (28/12), às 17h30 e às 20h, e no domingo (29/12), às 17h e às 19h. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.
Formada por Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal, Welder Rodrigues e Marcello Linhos, a trupe é conhecida por seu humor irreverente, com textos originais que refletem o cotidiano e a cultura brasileira. “Dingou Béus”, apresentado sempre em dezembro, faz uma releitura bem-humorada das tradições natalinas, um gênero muito explorado pelo cinema, como aponta Jovane. “Pensamos: por que não fazer um auto de Natal também? Todo ano montamos o espetáculo, mas ele fica mais a Brasília nessa época.”

Personagens e situações criados pelo grupo, como Hermanoteu, Joseph Klimber e Micalatéia, já são parte da memória afetiva dos brasileiros, tanto nos palcos quanto na internet e TV. “Dingou Béus” satiriza acontecimentos atuais com uma abordagem quase retrospectiva, brincando com temas como economia, comportamento e figuras que marcaram o ano.
A peça mistura duas tramas: Papai Noel é preso por “invadir” casas, e as renas sequestram uma celebridade para garantir sua libertação. Paralelamente, os Reis Magos, que chegam atrasados para visitar o Menino Jesus, encontram-no já adulto, o que resulta em momentos hilários.

A Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo, fundada em 1995 em Brasília, é reconhecida por suas criações autorais e um humor sagaz que já atraiu mais de 3,5 milhões de espectadores pelo país. No cinema, destacam-se com o longa “Hermanoteu na Terra de Godah – O Filme”, e na televisão, com a série “Planeta B” no Multishow. Pioneiros na internet, acumulam milhões de visualizações em suas plataformas digitais.
Dingou Béus
Sábado (28/12), às 17h20 e às 20h, e domingo (29/12), às 17h e às 19h, no Teatro Royal Tulip (SHTN Trecho 1). Os ingressos estão disponíveis no Sympla. Classificação indicativa: 14 anos.