Menu
Futebol

País de Gales bate a Irlanda do Norte e avança na Euro 2016

Arquivo Geral

25/06/2016 19h15

REUTERS/John Sibley Livepic

Em um jogo marcado por muito equilíbrio, o País de Gales venceu a Irlanda do Norte por 1 x 0, no Parque dos Príncipes, com gol contra do zagueiro McAuley, e garantiu a vaga histórica nas quartas de final da Eurocopa.

Apesar do favoritismo de Gales – a Irlanda do Norte foi a última dos terceiro colocados, enquanto os galeses ficaram em primeiro lugar no Grupo B – os norte-irlandeses fizeram boa partida e, inclusive, no primeiro tempo, foram mais criativos e acertaram mais finalizações que os adversários. Em um lance infeliz, McAuley tentou cortar o ataque, mas acabou marcando contra e definiu o placar.

Em sua primeira participação no torneio, a seleção de Gareth Bale já faz história e, agora, deve esperar o resultado entre Hungria e Bélgica para conhecer seu próximo adversário.

Os primeiros minutos de jogo foram truncados, com ambas as seleções mostrando dificuldade para construir jogadas. Aos dez minutos, o norte-irlandês Dallas finalizou bem no canto do gol, e Hennessey fez a primeira grande defesa do jogo. Aos 22, Ward arriscou de longe, mas o goleiro galês, com a ponta dos dedos, mandou a bola para o escanteio.

Aos 41 minutos, Bale tentou uma jogada individual, ou por dois marcadores norte-irlandeses, seguiu rumo à meta e tentou o cruzamento, mas sobrou para McGovern, que segurou com tranquilidade.

O primeiro tempo da partida foi bastante equilibrado. A Irlanda do Norte foi mais efetiva no ataque, finalizou mais vezes e se mostrou mais ofensiva que a seleção de País de Gales. A equipe de Bale, por sua vez, teve mais dificuldades em dominar, trocar es e encontrar espaço no gramado, mas conseguiu trabalhar a zaga e desarmar os adversários.

Os galeses voltaram do vestiário com mais disposição. Aos sete minutos, Ramsey cruzou pela direita e encontrou Vokes, mas o atacante errou na mira e cabeceou para fora.

Aos 11 minutos, Norwood cometeu falta perigosa em Bale. A boa cobrança do astro foi defendida por McGovern, que caiu para espalmar.

A Irlanda do Norte, entretanto, não recuou. Os jogadores continuaram a exercer a mesma pressão da primeira etapa, apostando em contra-ataques. O técnico O’Neill, inclusive, colocou em campo Washington, outro atacante, para forçar mais a ofensiva.

Aos 30 minutos, lance infeliz para a Irlanda do Norte. Bale acelerou pela esquerda e cruzou para a pequena área. Em uma falha que custou a vaga nas quartas de final, o zagueiro McAuley tentou o corte, mas acabou marcando um gol contra.

PAÍS DE GALES 1 x 0 IRLANDA DO NORTE

Local: Estádio Parque dos Príncipes, em Paris (França)

Árbitro: Martin Atkinson (Inglaterra)

Assistentes: Michael Mullarkey (Inglaterra) e Stephen Child (Inglaterra)

Cartões amarelos: Dallas, Davis (Irlanda do Norte); Taylor, Ramsey (País de Gales)

Gol: McAuley (contra) aos 30 minutos do segundo tempo

PAÍS DE GALES: Hennessey; Chester, Williams e Davies; Gunter, Allen, Ledley (Jonathan Williams), Ramsey e Taylor; Vokes (Robson-Kanu) e Bale. Técnico: Chris Coleman

IRLANDA DO NORTE: McGovern; Hughes, McAuley (Magennis), Cathcart e Jonny Evans; Ward (Conor Washington), Davis, Corry Evans, Norwood (McGinn) e Dallas; Kyle Lafferty. Técnico: Michael O’Neill

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado