Na manhã desta segunda-feira (4), o mau tempo deu uma trégua em Londres e o dia rendeu na maior competição de grama do tênis mundial. Número três do mundo e maior vencedor de Wimbledon, Roger Federer venceu com certa tranquilidade o norte-americano Steve Johnson (29) por 3 sets a 0 (6/2, 6/3 e 7/5) e ou para as quartas de final do torneio.
Mesmo muito bem no fundamento do saque, com oito aces, o estadunidense pecou muito nos erros e foi punido por Federer. Ao todo, foram 20 erros não forçados de Johnson contra 12 do suíço. Steve também foi muito inferior nas bolas vencedoras, conquistando 23 contra 35 do rival.
No primeiro set, Federer salvou dois break points no quinto game e voltou com tudo na sequência, quebrando os seguintes dois serviços de Johnson para fechar a parcial em 6/2 após menos de meia hora.
A segunda parcial foi ligeiramente diferente. Uma quebra logo no segundo saque de Jonhson deu a vantagem para Federer, que aproveitou o deslize do adversário e apenas confirmou todos os seus serviços seguintes, vencendo o set por 6/3.
Jogando seu último suspiro, Johnson voltou bem no terceiro set e conseguiu conquistar uma quebra em cima do sete vezes campeão de Wimbledon e abrir 3/1. No serviço seguinte, contudo, Federer também conquistou o game no saque do rival e seguiu impetuoso, quebrando o serviço decisivo de Johnson para vencer a partida com um belo ace e selar sua classificação.
Sem Djokovic na disputa, Federer segue em busca de seu oitavo título de Wimbledon para ultraar Pete Sampras e se tornar o maior vencedor isolado do torneio londrino.
Nas quartas de final do Grand Slam londrino, Federer irá enfrentar o croata Marin Cilic. Também nesta segunda, o tenista número 13 da ATP conquistou sua classificação após o japonês Kei Nishikori (6) abandonar a partida lesionado depois de estar perdendo por 6/1 e 5/1.