Em uma partida surpreendente curta, o Trentino atropelou o Dínamo de Moscou neste domingo e conquistou o segundo título consecutivo da Liga dos Campeões, o principal torneio interclubes da Europa. Em apenas 1h11min, a equipe italiana aplicou 25/12, 25/21 e 25/21 no time russo.
Oposto titular do Trentino, o brasileiro Leandro Vissotto foi o maior pontuador da final, com 14 acertos. “Erramos muito pouco no ataque, ao contrário de ontem, quando não fomos tão bem neste aspecto, apesar da vitória. Conseguimos forçar o saque e dificultar o e do Dínamo, que é uma grande equipe. Apesar disso, fomos melhores no jogo de hoje, entramos muito ligados e merecemos essa vitória”, comentou o atleta, que joga ao lado dos compatriotas Rapha (machucado) e Riad (não atuou).
Do outro lado da quadra, estava o ponteiro Dante, com quem Vissotto provavelmente treinará nas próximas semanas pela seleção brasileira. O atacante goiano foi o melhor de sua equipe, com 12 pontos, e levou para casa o prêmio de melhor atacante do Final Four realizado na Polônia.
A temporada 2009/2010 tem sido perfeita para o time italiano, que, além do título continental, já obteve a taça do Mundial organizado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e da Copa Itália. No próximo domingo, o Treinto disputa a grande final do Italiano contra o Cuneo, em busca dos 100% de aproveitamento.
“Todos são voluntariosos e têm um objetivo em comum, que é vencer sempre. São essas qualidades que fazem um grande time. É uma honra poder fazer parte desse projeto e ter a oportunidade de ganhar os troféus mais importantes que um jogador pode almejar por seu clube”, comentou o camisa 8.
Mesmo longe da quadra, devido a uma fratura no dedinho da mão direita, o levantador Rapha comemorou o título e subiu ao ponto mais alto do pódio. “Ser bicampeão da Liga dos Campeões pelo Trentino é a realização de mais um objetivo e de um sonho. É construir uma parte da história do clube”, comentou.
Rapha já começou a dar os seus primeiros toques na bola nos treinos e está sem dores. Nesta segunda-feira, vai ar por novos exames. Se tudo der certo, ele já estará em quadra na decisão do Italiano. “Estou trabalhando muito na minha recuperação para tentar estar pronto”, comentou o levantador titular, que viu o reserva Lukasz Zygadlo ser eleito o melhor da posição no Final Four.
A terceira posição na Liga dos Campeões ficou com o dono da casa PGE Skra Belchatow, que bateu o Bled por 3 a 1, parciais de 25/16, 22/25, 31/29 e 25/20.