Duas das três duplas femininas do Brasil aram invictas pelo primeiro dia de jogos do torneio principal do Grand Slam de Stavanger do Circuito Mundial de vôlei de praia. Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa, com duas vitórias cada, lideram suas chaves do torneio norueguês, enquanto Maria Clara/Carolina, com duas derrotas, seguem com chances de classificação à segunda fase após a rodada desta quarta-feira (30).
As 32 duplas que disputam o Grand Slam norueguês foram divididas em oito grupos com quatro componentes cada. As duplas que terminarem em primeiro lugar de cada chave avançarão diretamente às oitavas-de-final, enquanto os segundos e terceiros colocados irão à repescagem.
Atuais campeãs do Circuito Mundial, Juliana e Larissa venceram os dois jogos do dia por 2 sets a 0 e lideram o Grupo A da competição. Na estreia, as campeãs pan-americanas superaram as locais Eritsland e Treland, com parciais de 21/10 e 21/15.
Na segunda partida, as brasileiras voltaram à quadra para bater as alemãs Holtwick e Semmler também em dois sets: 21/17 e 21/15. Nesta quinta (1º de julho), as tetracampeãs do Circuito Mundial buscarão a primeira colocação do grupo diante das norte-americanas Ivy e Fendrick.
“Fizemos dois jogos tranquilos. Impusemos nossa força e conseguimos as vitórias. Estamos entrando em um momento importante da temporada. Vamos correr atrás dos títulos destes quatro próximos Grand Slams para que possamos assumir a liderança do ranking mundial. Todos os times já se conhecem e acredito que quem sofrer menos com o desgaste vai levar vantagem”, acredita o técnico da dupla, Reis Castro.
Atuais campeãs do Circuito Brasileiro, Talita e Maria Elisa precisaram jogar cinco sets, mas também sustentaram a invencibilidade nas areias de Stavanger. Na estreia, as brasileiras tiveram trabalho, mas aram pelas Köhler e Sude em três sets: 21/16, 20/22 e 15/11.
Na sequência, as brasileiras derrotaram as mexicanas Candelas e Garcia por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/12. O terceiro e último compromisso das brasileiras no Grupo C do torneio norueguês será diante das holandesas Van Iersel e Keizer.
“Estamos felizes com as vitórias e a classificação, mas a intenção é ficar em primeiro do grupo C. Jogar a repescagem é um caminho mais longo e, consequentemente, mais desgastante. Queremos fugir disso”, avalia Maria Elisa.
Os únicos tropeços de duplas brasileiras ao longo do dia em Stavanger foram sofridos pelas irmãs Maria Clara e Carolina. Na estreia no Grand Slam norueguês, as brasileiras foram superadas pelas russas Vasina e Khomyakova por 2 sets a 0 (13/21 e 17/21).
Na segunda rodada, a dupla brasileira voltou a perder, desta vez para as gêmeas finlandesas Erika e Emilia Nystrom, novamente em dois sets: 17/21 e 15/21. Na terceira rodada, a dupla brasileira precisará derrotar as locais Kongshavn e Ingrid para avançar à segunda fase da competição.