Menu
Mundo

Negociações sobre acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas continuarão na próxima semana

Entretanto, o comunicado não fornece detalhes sobre em qual estágio estão as negociações ou se há sinais de aceitação por autoridades israelenses e palestinas

Redação Jornal de Brasília

16/08/2024 14h18

Palestinos fazem compras em um mercado improvisado perto de edifícios fortemente danificados em Khan Yunis, em 28 de maio de 2024, em meio ao conflito em curso entre Israel e o grupo militante palestino Hamas. (Photo by Bashar TALEB / AFP)

As negociações para alcançar um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas continuarão na próxima semana, segundo comunicado conjunto divulgado nesta sexta-feira, 16, pelos Estados Unidos, Egito e o Catar. Em nota, os três países afirmaram que enviarão autoridades sênior de cada governo para uma nova rodada de conversas em Cairo, no Egito, para “concluir o acordo que avançou nesta sexta-feira”.

Entretanto, o comunicado não fornece detalhes sobre em qual estágio estão as negociações ou se há sinais de aceitação por autoridades israelenses e palestinas.

Os três mediadores apenas informaram que o acordo em discussão tenta fazer uma “ponte” a partir dos princípios propostos pelo presidente dos EUA, Joe Biden, e da resolução nº 2735 do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), além de preparar os arranjos humanitários necessários para a libertação de reféns e prisioneiros.

“As conversas foram sérias e construtivas, conduzidas em uma atmosfera positiva”, afirma o comunicado, em referência aos últimos dois dias de reuniões realizadas em Doha, no Catar. “O caminho agora está traçado para alcançar o cessar-fogo, salvando vidas, trazendo alívio para população de Gaza e diminuindo as tensões regionais”, acrescentaram os três países, reiterando que “não há tempo ou desculpas de qualquer parte” para atrasar o acordo.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado