Menu
Gastronomia

Café, cultura e comida boa no Café Com Leite

Cafeteria traz comida caseira e cultura para os moradores do Gama e se prepara para ampliar a casa no próximo ano

Amanda Karolyne

10/10/2024 11h43

café 1

Janine Nessralla, proprietária do Café com Leite no Gama. Foto: Amanda Karolyne

Para além dos cafés do centro da capital, a cafeteria Café com Leite no Gama, tem cinco anos de história e quer se consolidar cada vez mais como um ponto de encontro para as famílias da região. O estabelecimento foi o primeiro a trazer a cultura de grãos e cafés especiais para a cidade, e está com um projeto novo de ampliação do espaço para ficar pronto em janeiro de 2025. Com uma cozinha afetiva que agrega receitas caseiras, o ambiente também abre as portas para a arte, com oficinas de bordado e aquarela. Quem for ao local encontrará as edições do dia do Jornal de Brasília.

Janine Nessralla e Diego Emanohel são os sócios proprietários do estabelecimento, que tem como missão “Criar laços e memórias através do sabor. O espaço traz todo o aconchego familiar e é recheado de quitutes como o tradicional bolinho de chuva de vó, que no cardápio da casa, é acompanhado de doce de leite. A cafeteria foi inaugurada no dia 15 de junho de 2019. “Era um projeto bem pequenininho que cresceu durante a pandemia. A empresária descreveu que, totalmente na contramão do que as pessoas estavam fazendo na época, foi avistada uma oportunidade de ampliação, sendo a localização também um dos fatores que ajudaram nesse processo, uma vez que o café está localizado em frente ao hospital particular da cidade.

A alma do negócio é bem familiar e afetiva. A escolha do nome “Café Com Leite” foi em homenagem aos três filhos, Heloísa, Pedro e João.

Quando o caçula Joãozinho nasceu, brincávamos que tínhamos em casa o nosso café com leite. Para a empresária, foi essencial a construção de um ambiente onde a família toda pudesse frequentar. “Onde uma mãe pode aproveitar o café, enquanto olha seu filho brincar no espaço infantil”.

Sabor de afetividade

Como proprietária do café, Janine afirma que priorizou desde o início, tanto para o Café com Leite, como para seu outro estabelecimento, o The Koffie Waffles, na Asa Sul, a produção artesanal e caseira. “O cardápio é bem extenso e 95% de produção é nossa.

O pão de queijo da casa artesanal é uma produção da mãe de Janine e um dos destaques do menu. “Nós seguimos algumas tradições e receitas da minha família. Nosso objetivo é remeter em algum momento a infância do nosso cliente para que ele pare e pense: nossa, isso aqui lembra o quitute da minha avó”.

café 2
Foto: Amanda Karolyne / Jornal de Brasília

As pessoas podem encontrar no estabelecimento opções de pratos como um croissant caprese, uma carta de waffles, biscoito de polvilho frito, cuscuz com a carne de a feita pela proprietária e uma linha de bolos com opção vegana, sem glúten e sem lactose. “Sinto orgulho de falar que nosso cardápio é inclusivo com opção para celíacos e intolerantes”.

Entre os últimos lançamentos da casa estão os combos de brunch que já ganharam destaque e se tornou um dia queridinhos no menu. Para a reinauguração do estabelecimento, temos o projeto de cafeteria e bistrô e a nossa meta é trazer realmente um cardápio variado e bem consistente em termos de valorização de produtos do cerrado”.

Casa nova

Para 2025, o Café Com Leite vai se reinventar mais uma vez. Janine conta que a estrutura do local será ampliada e o projeto vai desde melhorias no espaço, até a criação de salas de reunião, espaço para a realização das oficinas e confraternizações.
A a do Café Com Leite faz muita questão disso e se diz honrada por ceder o espaço para fazer esses eventos ligados a arte e cultura.

Inclusive, Janine se orgulha de uma história que a professora de bordado tem com o estabelecimento. “Ela e o marido frequentavam o café quando eram amigos e o espaço fez parte de toda a trajetória deles até se casarem”.

Atualmente, o evento que tem se destacado é a oficina de bordado que possui fila de espera. “É um projeto ótimo e, a partir dessas experiências positivas, temos a intenção de trazer novas possibilidades de cultura e lazer para os nossos clientes. Um dos projetos é a realização mensal de uma mini feira cultural em parceria com artesãos e parceiros da gastronomia local.

A gestora da cafeteria destaca que sempre quer trazer algo diferente para os clientes. O método de extração de grãos e cafés especiais, por exemplo, foi uma novidade trazida pelo Café Com Leite ao público do Gama. Os cafés especiais foram introduzidos no menu em 2021, depois que Janine participou de algumas consultorias. Na próxima semana, inclusive, Janine afirma que será realizado um evento de degustação de cafés. Quero proporcionar ao cliente uma experiência única e diferenciada!!

O combo perfeito

Além do cardápio bem pensado para criar a nostalgia e afetividade que a proprietária tanto deseja, as pessoas vão poder encontrar na cafeteria, exemplares diários do Jornal de Brasília para ler enquanto estão no ambiente. Para Janine, o público da cafeteria é muito engajado e costuma consumir as notícias do dia a dia. Nossos clientes são leitores ávidos e o espaço já abrigou uma estante de livros em parceria com o Sebo da cidade. O público do Café Com Leite espera encontrar esse tipo de coisa e vai abraçar esse projeto maravilhoso.

Saiba mais:

No próximo sábado, para comemorar o Dia das Crianças, será realizada uma sessão de pintura de rosto pela manhã. De tarde, a cafeteria vai receber a “edição especial da oficina de bordado para crianças”.

Serviço

  • Café Com Leite
  • Endereço:Quadra 1, conjunto H, nº 219, loja 3, Setor Norte – Gama.
  • Segunda a sábado: de 8h às 20h30
  • Domingo: de 8h às 20h.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado