O magnésio é um mineral que atua nos mais variados sistemas do corpo. Na forma de magnésio quelato, o composto se encontra em ligação com ácidos orgânicos ou aminoácidos de maneira que, tanto sua disponibilidade quanto a absorção sejam melhores pelo organismo.
Como nessa versão ele é melhor absorvido pelo organismo, seus benefícios são bem mais aproveitados do que quando o mineral está sem essas ligações, ou seja, em seu formato normal.
Por desempenhar inúmeras funções no corpo humano, sua ingestão se torna fundamental no dia a dia, através de uma dieta variada e rica em minerais.
No entanto, caso não seja possível consumir fontes alimentares que contenham o mineral, é possível aproveitar seus benefícios por meio da suplementação. Quer saber mais sobre o assunto? Confira a seguir!
O que é e como funciona o magnésio quelato no organismo?
É um mineral essencial para o correto funcionamento do organismo humano, o magnésio desempenha inúmeras funções no corpo, que vão desde a regulação do sistema nervoso central até mesmo a prevenção da osteoporose e regulação dos níveis de açúcar presentes no sangue.
No entanto, sua absorção pelo corpo pode ser prejudicada por certos fatores, como o consumo de álcool ou fibras pelo organismo. Com isso, o mineral chega como um grande aliado na suplementação diária de maneira a complementar a alimentação, uma vez que o magnésio quelato possui ligação com aminoácidos essenciais ou ácidos orgânicos que potencializam tanto sua absorção quanto a disponibilidade ao corpo.
Com a presente combinação, o mineral se torna protegido contra todos os fatores que possam atrapalhar sua absorção e o seu aproveitamento nas funções do corpo. Inclusive, o suplemento ideal com a combinação de dois magnésios quelatos (Dimalato + Bisglicinato) é o combo perfeito, pois tem duas matérias-primas que conferem uma absorção potencializada, melhorando os efeitos no organismo.
Entenda para que serve o magnésio quelato?
Por ser melhor absorvido pelo organismo, esse nutriente pode beneficiar nas seguintes áreas:
Ajuda a prevenir a osteoporose
Por melhorar a absorção de cálcio pelo organismo e potencializar seus efeitos nos tecidos do corpo, o magnésio é um grande aliado na prevenção da osteoporose.
Auxilia no combate à depressão, ansiedade e estresse
Com atuação também na produção de hormônios para o organismo, é visto que o mineral também serve no combate aos sintomas da depressão, ansiedade e estresse. Isso por atuar como agente que ajuda na produção da serotonina — o hormônio da felicidade.
Reduz os riscos de doenças cardíacas
Pois evita o acúmulo dos tão temíveis ateromas, ou seja, placas de gordura que podem fechar os vasos sanguíneos e aumentar a pressão arterial. Pode agir na prevenção e na redução do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial sistêmica e o infarto agudo do miocárdio.
Auxilia no bom funcionamento dos músculos
Sua presença no organismo é fundamental para a realização da contração dos músculos. Ajuda a evitar a presença de cãibras, dores musculares e melhora o desempenho nas atividades físicas.
Melhora a TPM e cólicas menstruais
É comprovado também que o mineral ajuda no alívio da tensão pré-menstrual e reduz as dores provocadas pelas cólicas menstruais devido ao efeito relaxante que o mineral tem no corpo.
Aumenta a imunidade
Por fim, também é um grande aliado do sistema imunológico. Uma vez que sua presença no organismo ajuda a fortalecer a imunidade e produzir mais células de defesa para o corpo.
Por que e como suplementar magnésio quelato?

É fundamental manter os níveis adequados de magnésio no organismo, que pode ser realizado através da alimentação. Caso seja necessário, pode ser recomendada a suplementação, porém com um acompanhamento médico ou de um nutricionista. É muito utilizado em casos de deficiências ou doenças específicas.
A seguir entenda mais detalhadamente:
Indicações e contra-indicações da suplementação
É indicado para quem não consegue atingir os níveis ideais de magnésio através da dieta através da alimentação, ou ainda, possuem deficiências ou outros problemas específicos que sejam indicados a suplementação.
Entretanto, apesar de ser benéfico ao corpo, há algumas contra-indicações em seu uso, por exemplo:
- Casos de insuficiência renal;
- Gestantes e lactantes;
- Pessoas menores de 19 anos;
- Pessoas que tomam determinados medicamentos, como classes de bisfosfonatos, entre outros.
- Insuficiência hepática;
- Úlceras no sistema gastrointestinal;
- Diarreia crônica;
- Apendicite ou diverticulite;
- Desidratação;
- Hemorragia retal.
É sempre bom lembrar que o médico ou nutricionista deve ser consultado antes de consumir o suplemento. Assim como suas recomendações devem ser seguidas para o seu consumo.
O que considerar ao escolher o melhor suplemento de magnésio quelato?
É preciso escolher um bom suplemento para fazer o seu consumo diário, porém, muitos ainda apresentam dúvidas sobre como escolher o melhor para o seu dia a dia. No geral, observam-se fatores como:
- Composição: Magnésio quelato dimalato + bisglicinato é a combinação ideal para uma boa suplementação do mineral;
- Custo-benefício: conforme a composição, quantidade dos nutrientes e preço;
- Marca de confiança: que utilize matérias-primas de qualidade e com segurança.
Esses três fatores são fundamentais para garantir a aquisição de um produto de qualidade para a sua suplementação.
Horário para tomar magnésio quelato
Quando em cápsulas, é recomendado que adultos consumam diariamente entre 200 a 350 mg, ou conforme orientação médica. Lembrando que gestantes, lactentes e crianças não é indicado o consumo.
Normalmente, indica-se que seja feita a ingestão próxima às principais refeições. Entretanto, é necessário consultar o profissional e seguir suas orientações para evitar efeitos adversos ou superdosagem de suplementos.
Entendeu tudo sobre o magnésio quelato? Então, compartilhe com seus amigos que vão gostar de saber disso!