Menu
Bem Estar

Alisamento de cabelo: principais tipos, métodos e cuidados

Arquivo Geral

01/06/2023 0h01

Atualizada 11/12/2024 18h01

(Imagem: reprodução)

alisamento de cabelo é uma das principais procuras por quem quer manter os fios saudáveis e abrir mão de aparelhos térmicos como a chapinha ou secador. Estes tendem a causar danos graves ao cabelo por inteiro, desde o ressecamento, até a aparição de pontas duplas, porosidade e frizz intenso.

É necessário entender melhor o seu tipo de fio e procurar por um alisante que entregue tudo o que você precisa. Neste caso, a recomendação é sempre conversar com profissionais de salões de beleza, tirar dúvidas e conhecer os produtos usados pela equipe antes de fazer qualquer procedimento capilar.

Quer saber mais do assunto? Confira a seguir!

Principais tipos de alisamento de cabelo

Para manter o cabelo liso e bem cuidado, existem diversos modelos de alisamento que tornam a rotina mais prática e rápida. No entanto, é necessário entender melhor quais as vantagens e desvantagens de cada um, e assim encontrar o melhor para suas necessidades.

cabeleleira realizando alisamento por chapinha no cabelo da cliente
(Imagem: reprodução)

Por isso, separamos os principais tipos a seguir. Veja:

Escova progressiva

É o tipo que promove redução de volume e frizz, além de alcançar um resultado progressivo, ou seja, mais efetivo a cada aplicação. Porém, esse efeito não é definitivo, pois vai saindo aos poucos, conforme as lavagens dos fios e o tempo.

A progressiva apresenta uma diversidade de opções para quem tem o desejo de fazer o alisamento. Portanto, é fundamental considerar o seu tipo de cabelo e necessidades para ter um bom resultado. Para isso, conheça os principais tipos:

  • Escova marroquina: uso da argila branca com óleo de cacau marroquino e 0,2% de formol;
  • Escova americana: guanidina pura que promove alisamento por até 6 meses. Sem formol;
  • Alisamento japonês: feito com ácido til glicólico de amônia.

Há escovas com 3 os, 2 os e apenas um o, e para escolher o certo, você precisa conferir como funciona cada um antes de comprar:

  • 3 os: shampoo, tratamento redutor e máscara de tratamento;
  • 2 os: pré-tratamento com o shampoo, redutor de volume;
  • 1 o: máscara de tratamento e realinhamento capilar.

É possível encontrar desde os modelos mais robustos e completos até os mais simples, mas eficazes, que tornam o processo de progressiva prático.

O ideal é observar o seu tipo de fio, pois quanto mais curvatura ele possuir, maiores são as chances de precisar de kits com 2 ou 3 os para obter o efeito desejado.

Por isso, é importante optar pelos melhores produtos profissionais para escovas progressivas, e assim obter o resultado desejado com segurança e qualidade.

Escova definitiva

É uma técnica que promete mudar definitivamente a estrutura dos fios. Porém, esse efeito é até que o fio cresça sem a química. Os componentes mais comuns desses alisantes são: hidróxido de sódio, guanidina e tioglicolato.

Por exemplo, o tioglicolato proporciona um cabelo com efeito liso por mais tempo. Este é um tipo de alisamento que promove fios disciplinados.

Portanto, se você quiser ter aquele efeito brilhante, selado e sem frizz, a escova definitiva é perfeita. O procedimento oferece muitas vantagens, como:

  • Reduzir o volume;
  • Não deixar com aspecto artificial;
  • Criar uma aparência saudável.

A duração permanece por até 6 meses e demora até 8h para ficar pronto. Dessa forma, para ganhar o aspecto desejado, é necessário procurar um salão para você conquistar o efeito de “desmaio”.

Escova inteligente

Esta é uma opção para quem busca o alisamento rápido, duradouro e de qualidade. No entanto, não é recomendado para quem possui um fio mais enrolado ou crespo, pois o efeito pode não atingir as expectativas, o que lhe torna indicado para quem tem madeixas onduladas ou levemente lisas.

O alisamento de cabelo feito com ajuda da escova inteligente é realizado com queratina, óxido acetamida, proteínas e menos de 0,2% de formol aplicado na química.

Você observará que os fios ficarão livres do frizz desagradável que aparece após quebras contínuas da madeixa. As pontas se manterão íntegras, sem o aspecto ralo, poroso ou sem vida, geralmente causado por muitos químicos, como a tintura ou descoloração.

Relaxamento capilar

Recomendado para usar em cabelos crespos e cacheados que queiram adquirir maleabilidade dos fios de forma rápida, mas sem abdicar dos cachinhos. Neste caso, ocorre um procedimento semelhante ao alisamento, porém, com tempo de duração dos produtos reduzido pela metade.

Neste caso, há a possibilidade de alisar totalmente os fios, o que varia de acordo com o que cada pessoa deseja. Dessa forma, o ideal é sempre contar com profissionais habilitados a realizar o procedimento por meio de química, o que trará benefícios como estes:

  • Diminuição do volume;
  • Remoção do peso;
  • Deixa mais leve;
  • Proporciona brilho;
  • Garante maciez.

O cabelo se mantém forte por muito tempo, porém é necessário observar como reage através do teste de mecha. Se os fios aceitarem e não houver anormalidades, o ideal é investir no método de relaxamento que traz vantagens para todos os dias.

Cuidados que devemos ter antes do alisamento capilar

É necessário ter um cuidado redobrado antes de realizar qualquer alisamento. Ou seja, é preciso criar uma rotina de proteção que fortaleça as madeixas e as mantenha resistentes para não sofrerem danos graves. Seguir estas dicas promoverão uma rotina mais prática:

  • Aplique protetor térmico nos fios para não queimar as pontas;
  • Use hidratantes adequados ao seu cabelo e crie uma rotina com este cuidado;
  • Faça uma umidificação com bons óleos vegetais, como a babosa, óleo de argan ou azeite de oliva;
  • Procure um ótimo profissional para fazer o teste de mecha, e também o procedimento;
  • Exija o teste antes de iniciar qualquer procedimento;

Pode acontecer, por exemplo, que o seu fio não esteja preparado para o alisamento de cabelo, portanto, haverá a recomendação para que você realize uma hidratação antes.

Neste caso, torna-se ideal evitar usar tinturas ou realizar descolorações por conta própria em casa. Pois, o efeito, além de não ser o desejado, poderá danificar em dobro a sua madeixa. Tenha estes cuidados com os químicos coloridos:

  • Faça hidratação frequente no cabelo, pelo menos de 3 a 4 vezes por semana;
  • Use óleos para fortalecer os fios;
  • Evite utilizar prancha ou secador;
  • Use toucas de cetim para controlar o frizz e não amassá-lo;
  • Procure um salão conceituado em pintura.

Com estes cuidados, você chegará ao cabeleireiro com o cabelo muito mais saudável e forte, pronto para receber a técnica de alisamento.

Cuidados pós-alisar o cabelo

O seu cabelo recebeu um tratamento intensivo para ser alisado, o que faz com que ele precise de uma boa reconstrução e você deve estar atento aos sinais dados pelos fios. Nesse caso, após seguir a recomendação do profissional quanto aos dias que precisa manter sem lavar, e outras recomendações individuais, comece com os cuidados:

  • Reconstrução capilar: shampoo anti resíduo. Queratina tanto líquida, em gel ou em creme. Ampola, máscara reconstrutora e finalizador;
  • Crie o seu cronograma capilar: use máscaras hidratantes, não se esqueça dos óleos nutritivos de coco, vitaminas e máscaras de nutrição;
  • Não deixe de cortar as pontas do cabelo com frequência, a cada 2 meses, de acordo com a saúde das madeixas.

O alisamento de cabelo exige que você tenha um cuidado maior com os fios, mantendo-os protegidos contra a porosidade e danos graves, típicos de tinturas também. É por isso que você precisa fazer um corte frequente para remover as pontas que ficaram opacos.

Além disso, faça a análise dos métodos de alisamentos que combinam com o que você deseja. Se a sua intenção for a de realizar a manutenção poucas vezes, a cada seis meses ou mais, o ideal é investir na escova definitiva. Esta é a melhor opção para quem deseja apenas retocar a raiz, sem precisar agredir o cabelo inteiro apenas para deixá-lo liso mais uma vez.

Para ter sempre os efeitos desejados, procure por especialistas em alisamentos que trarão o melhor resultado ao seu cabelo, sem causar quedas ou porosidade nos fios.

Conhecer os melhores tipos de produtos e técnicas de alisamento capilar te ajudará a atingir suas expectativas. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado