Menu
Brasília

Tecnologia utilizada por empresa de embalagens do DF ganha destaque no Mês da Indústria

No Dia da Indústria, FAPDF destaca projeto que impulsiona inovação em empresas do DF

Redação Jornal de Brasília

22/05/2025 18h13

Fotos: Divulgação/FAPDF

Fotos: Divulgação/FAPDF

No contexto das comemorações do Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) destaca a trajetória da CoPack Embalagens como exemplo de inovação e modernização industrial. Localizada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), a empresa brasiliense é uma das participantes do Programa de Mentorias para Transformação Digital do DF, também conhecido como Hub da Indústria, executado pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

A iniciativa é financiada pelo edital “Apoio à Transformação Digital de MPEs (2024)”, da FAPDF, que destinou R$ 900 mil para apoiar micro, pequenas e médias empresas do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride). O objetivo é acelerar a maturidade digital dessas organizações, promovendo mais competitividade, sustentabilidade e conexão com o ecossistema local de inovação.

Durante os seis meses de mentoria, a CoPack ou por um processo estruturado de diagnóstico, planejamento e transformação. A empresa buscou ampliar sua presença online, centralizar dados estratégicos e alavancar as vendas. De acordo com Renato Martins, gerente da CoPack, os resultados já são perceptíveis: “Entramos no programa com o objetivo de melhorar nosso faturamento e a integração dos setores. Com o projeto Hub da Indústria e as ferramentas que eles nos disponibilizaram, conseguimos alcançar grandes resultados.”

Entre as ações implementadas, destacam-se a automação do CRM (gestão de relacionamento com o cliente), o uso da plataforma Smart Canvas para gestão de projetos, a criação de campanhas segmentadas e o planejamento de integração com sistemas de produção e logística. A empresa também estruturou um calendário comercial alinhado ao marketing digital.

A metodologia do programa inclui capacitações coletivas, mentorias individuais e reuniões estratégicas com especialistas. Tudo começa com uma visita técnica à sede da empresa, onde é feito um levantamento das necessidades e oportunidades de melhoria. Na CoPack, isso permitiu identificar gargalos, como baixa integração entre setores e subutilização de ferramentas digitais, e solucioná-los com ações práticas e direcionadas.

Segundo os mentores do programa, o diferencial está na aplicação de uma metodologia validada e na proximidade com os empresários, o que permite adaptar as estratégias à realidade de cada negócio. A CoPack, por exemplo, consolidou uma nova cultura organizacional voltada à inovação, com foco em resultados concretos.

“A missão da FAPDF é transformar o conhecimento gerado pela ciência, tecnologia e inovação em resultados concretos para a sociedade”, destaca o presidente da fundação, Marco Antônio Costa Júnior. “Ao apoiar iniciativas como o Programa de Mentorias para Transformação Digital, mostramos que é possível aproximar o mundo da pesquisa das necessidades reais do setor produtivo.”

A Fibra também avalia positivamente o programa. Para a entidade, iniciativas como essa são fundamentais para acompanhar o ritmo das transformações tecnológicas e garantir a competitividade das empresas locais.

Para a CoPack Embalagens, o próximo o é seguir investindo na modernização dos processos produtivos. “Sempre com foco na satisfação dos nossos clientes, na inovação e na melhoria contínua”, reforça Renato Martins.

Com informações da FAPDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado