Menu
Brasília

GDF doa terreno para construção de templo religioso no Noroeste

Durante evento nesta quinta-feira (10), o governador Ibaneis Rocha destacou os mais de 600 templos regularizados no DF

Carolina Freitas

10/10/2024 12h14

noroeste

Terreno doado tem cerca de 3.800 m² | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (10), termo histórico de doação de terreno para construção de templo religioso da Igreja Católica no Noroeste. A iniciativa somente foi possível graças a parceria do Governo do Distrito Federal (GDF) com o Ministério da Defesa e Secretaria de Patrimônio da União (SPU). A nova igreja será dedicada a Santo Antônio – conhecido como o santo casamenteiro.

Durante a solenidade, os presentes destacaram que os fiéis aguardavam pela construção do templo há cerca de 10 anos. Neste período, as missas estavam sendo feitas em locais improvisados o que gerou grande luta por parte da comunidade do Noroeste pelo terreno. “Um problema que existia em Brasília, mas não existe mais, é que se criavam os bairros e as igrejas ficavam esquecidas. Nós corrigimos isso com a criação de uma lei que aprovamos em 2020, e seguimos trabalhando para conseguir todos os terrenos para que as igrejas se assentem”, comentou Ibaneis.

Segundo o chefe do Executivo do DF, em seus dois mandatos já foram regularizados mais de 600 templos religiosos. “A grande maioria dos templos religiosos no DF foram erguidos em terrenos irregulares. No ado, se derrubavam as igrejas em situação irregular, mas nós criamos um programa dentro da Terracap para regularizar essas igrejas. Já são mais de 600 regularizados, e o projeto é entregar todos os templos do DF regularizados”, explicou Ibaneis.

“A igreja é o longa manus [capacidade de um Estado exercer seu poder ou influência além de suas fronteiras] do governo. Ela chega aonde o governo não consegue chegar e está junto às comunidades. Nós temos uma consciência muito grande do trabalho social que eles fazem por toda população do DF e do Brasil como um todo”, completou o governador. O novo terreno da Igreja Católica está localizado no Comércio Regional do Noroeste (CRNW 706), ao lado do Núcleo da Fé, e será istrado pelo Ordinário Militar do Brasil.

Papa Francisco recebe convite para vir à Brasília

Durante o evento, o governador Ibaneis falou sobre as tratativas que envolvem o convite feito ao Papa Francisco para que venha à Brasília em 2025 com objetivo de participar das comemorações dos 65 anos da instalação da Igreja Católica no DF. “Um pedido nosso, juntamente com Dom Paulo [da Arquidiocese de Brasília] e com o presidente Lula, é para que ano que vem, na comemoração dos 65 anos da igreja aqui no DF nós possamos ter a presença do Papa. O pedido foi encaminhado por Dom Paulo na visita que está fazendo a Roma. Se o santo padre tiver condições físicas, temos muita convicção de que ele vai aceitar esse pedido e vai estar na nossa capital da República em julho do ano que vem”, disse Ibaneis.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado