A deputada Jane Klebia (MDB) será a quarta distrital autorizada a participar do Climate Week NYC, que ocorre entre os dias 22 e 30 de setembro, em Nova York. O ato da Mesa Diretora foi publicado no Diário Oficial da Câmara Legislativa (DCL), desta quarta-feira (11/9), e terá todos os custos com agem, estadia e diárias pagas com recursos públicos. Anteriormente, o Legislativo local havia concedido autorização para outros três parlamentares: Daniel Donizet, Hermeto (os dois do MDB) e Joaquim Roriz Neto (PL).
O Climate Week NYC, segundo o site da organização, é o maior evento climático anual do gênero, reunindo mais de 600 eventos e atividades em toda a cidade de Nova York — presencialmente, de forma híbrida e online. Ela conta com a participação de agentes políticos e do terceiro setor de diversas partes do mundo, com o intuito de acelerar medidas para a proteção do planeta.
Em nota, a deputada Jane Klebia justificou sua participação lembrando que faz parte da Frente Parlamentar para a Economia Digital e Desenvolvimento Tecnológico da CLDF e da Comissão Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT).
“Um dos eixos do evento será a análise das últimas inovações e tecnologias sendo usadas para mitigar as consequências que a mudança climática tem em todas as nossas vidas”, afirma a nota. “O evento representa uma oportunidade para fortalecer o compromisso de Brasília com a sustentabilidade e proteção ambiental, em consonância com os objetivos estratégicos de desenvolvimento sustentável do DF até 2030, especialmente em temas críticos como Cidades Inteligentes, Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade”, explica a parlamentar.
Segundo as publicações no DCL, os três primeiros parlamentares terão seis dias e meio no país norte-americano. Por sua vez, Jane Klebia terá oito dias e meio.
Custo
Ao todo, a Câmara Legislativa custeará as agens e mais seis dias e meio para os parlamentares. Segundo informações, conforme o Ato da Mesa Diretora 73/2024, as diárias para os deputados distritais em viagem internacional é de 450,00 dólares ou, em cotação desta quarta-feira (R$ 5,65) 2.533,50 por dia. Cerca de 3.150 dólares por distrital ou R$ 17,8 mil, se contados os sete dias no país norte-americano.
O presidente da Câmara Legislativa justifica que o custo com os parlamentares não é alto, se considerado o conhecimento que será trazido do evento. “O valor alto é subjetivo, pois o que eles podem trazer de conhecimento, ante ao prejuízo que estamos vivendo com a queimada da nossa Floresta Nacional, que tem levado milhões no combate ao fogo, é muito maior. Então, como definir se o valor utilizado é alto. Não é ilegal, não é imoral e é extremamente necessário para uma causa como esta.”