Filmes sobre bonecos assassinos se tornaram quase um subgênero do terror. Podemos citar como exemplo Chucky em “Brinquedo Assassino” (1988) e suas continuações e refilmagens, bem como “Annabelle” (2014). Produções como essas se tornaram extremamente populares na última década.
Com a mesma pegada, estreia hoje (19) “M3gan”, o novo projeto da Blumhouse, com história de Akela Cooper e James Wan, criador de “Invocação do Mal” (2013) e “Jogos Mortais” (2004), e produção de Jason Blum.
Quando Gemma (Allison Williams), uma engenheira robótica de uma empresa de brinquedos, de repente se torna a cuidadora de sua sobrinha órfã de 8 anos, Cady (Violet McGraw), fica insegura e despreparada com o cargo de “mãe” aliado à pressão no trabalho. Sem muitas opções para estreitar os laços com a sobrinha, a nova tutora decide emparelhar seu protótipo M3gan, a maior companheira de uma criança e a maior aliada dos pais, com Cady, na tentativa de resolver os dois problemas – uma decisão que terá consequências inimagináveis.

Roteiro
A roteirista Akela Cooper, já conhecida por “Maligno” (2021), decidiu fugir do terror comum que é usado nesse tipo de filme. Cooper optou por investir em cenas de suspense, com drama e alguns momentos de humor, parecendo mais um “terrir”. E realmente deu muito certo. Principalmente pelo fato de toda a história das protagonistas já ser bem desenvolvida antes da M3gan aparecer, o que permite o público entender a dor delas e a confusão da nova vida da menina e tornou as mortes criativas e fora do comum.
Direção
O diretor Gerard Johnstone também conseguiu fazer um ótimo trabalho, com cenas que dificilmente serão esquecidas. M3gan ficou muito real e a escolha de usar uma criança para dar vida a boneca fez todo sentido, tornando a qualidade das cenas indiscutível. A trilha sonora é algo que também chama atenção, com músicas animadas como “Titanium” (SIA e David Guetta) e “Roar” (Katy Perry). O diretor ainda fez uma escolha criativa para aproximar o público mais jovem, com uma dancinha que com certeza vai viralizar no TikTok.

Conclusão
“M3gan” é um grande filme de suspense, com boas atuações sobretudo da atriz Allison Williams, já conhecida pelo ótimo “Corra” (2017). O longa ainda faz uma crítica sobre inteligência artificial e a criação das crianças modernas. Não à toa o site de crítica especializado Rotten Tomatoes traz uma nota de 95% de aprovação.
Confira o trailer:
Ficha técnica:
Direção: Gerard Johnstone;
Roteiro: Akela Cooper;
História: Akela Cooper e James Wan;
??Elenco: Allison Williams, Jenna Davis e Violet McGraw;
Gênero: Terror, Comédia e Suspense;
Distribuição: Universal Pictures;
Duração: 1 hora e 42 minutos;
Classificação Indicativa: 14 anos;
Assistiu à pré-estreia a convite da Espaço/Z