Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Word Beer Cup: cervejas brasileiras ganham medalhas de ouro no maior concurso do mundo

Cervejaria que ganhou inscrição ao vencer competição nacional repetiu o feito e venceu também nos Estados Unidos; rótulo sem álcool foi destaque mostrando crescimento da categoria

Analice Nicolau

05/05/2025 9h00

Atualizada 04/05/2025 21h10

img 7915

Canoa Quebrada conquistou ouro no Brasil e repetiu o feito nos Estados Unidos

Três cervejas artesanais brasileiras foram consideradas as melhores do mundo dentro de suas categorias no World Beer Cup, o maior e mais prestigiado concurso internacional de cervejas, realizado anualmente pela Brewers Association, entidade que reúne as cervejarias independentes dos Estados Unidos. A premiação aconteceu dia 1º de maio, na cidade de Indianápoolis.

A cervejaria 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (PR), ganhou duas medalhas de ouro, nas categorias Belgian-Style Strong Specialty Ale, com sua Quadrupel 277, e na categoria Gose com a Canoa Quebrada. Já a Sim! Cerveja, de Campinas (SP), especializada em cervejas sem álcool, ganhou o prêmio máximo na categoria Specialty Non-Alcohol Beer com o rótulo Melancia SOUR’n Salt.

sim cerveja (1)

Cerveja sem álcool com melancia ilustra crescimento do segmento

 

Pelo segundo ano consecutivo os rótulos que recebem medalha de ouro na final da Copa Cerveja Brasil, concurso nacional promovido pela Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, ganharam inscrições para o campeonato estadunidense do ano seguinte. Dois deles já voltaram com medalha. Em 2024, a Canoa Quebrada foi considerada a melhor de sua categoria e a segunda melhor de todas as cervejas do Brasil. Em 2023, a cerveja Mandacaru Atômico, da cervejaria Caatinga Rocks, de Maceió (AL), foi a melhor de sua categoria no Brasil, no ano ado ela recebeu medalha de prata na categoria Specialty Berliner-Style Weisse no World Beer Cup.

“As premiações reconhecem a técnica das pequenas fábricas brasileiras, a criatividade dos cervejeiros e a diversidade de ingredientes. Nossa parceria com a Brewers Association permitiu que algumas de nossas melhores cervejas tivessem a oportunidade de representar o Brasil lá fora, valorizando o produto nacional, nossa cultura e gastronomia”, avalia do presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.

As ganhadoras
A cervejaria 277 Craft Beer mostrou sua habilidade de produzir tanto bebidas leves quanto potentes. A Canoa Quebrada, inspirada no estilo gose alemão, é uma cerveja clara que leva maltes de trigo e cevada, recebeu adição do brasileiríssimo caju, tem baixíssimo amargor e é ácida e refrescante, com final salgado.

Já a Quadrupel 277 é escura e intensa e apresenta aroma de calda de frutas as, lembrando principalmente tâmaras, ameixas e com notas de vinho do porto, consequência dos 12 meses de maturação em barril de Castanheira, previamente usado ne envelhecimento de cachaça. Recebe adição de melado e leva na receita maltes especiais e fermentação por levedura belga.

A Melancia SOUR’n Salt, da campineira Sim! Cerveja, mostra que sabor e refrescância andam juntas e reforça a tendência de crescimento de ofertas de cervejas sem álcool. O rótulo entrega acidez, sabor de melancia e um leve toque salgado, típico do Estilo Gose.

Word Beer Cup
Maior competição cervejeira do mundo, organizada anualmente pela Brewers Association, o WBC aconteceu este ano em Indianapolis, capital do estado de Indiana. A edição 2025 recebeu 8.375 rótulos de 1.761 cervejarias de 49 países diferentes. As amostras foram julgadas por 265 juízes de 38 países, que trabalharam ao longo de sete dias. A competição distribuiu medalhas em 112 categorias de estilos de cerveja com uma média de 73 cervejas por categoria.

Desde 1996, o Brasil conquistou 8 medalhas ao longo da competição. São 8 de ouro, seis de prata e quatro de bronze. O país havia ficado sem medalhas nas edições de 2022 e 2023 mas voltou ao pódio nos últimos dois anos somando mais sete medalhas em 2024 e 2025.

quadrupel 277

Quadrupel, intensa e potente da 277 Craft Beer

 

Copa Cerveja Brasil
Em sua 5ª edição a Copa Cerveja Brasil é um concurso independente de cervejas artesanais realizado pela Abracerva. É a única competição nacional composta por edições regionais e uma etapa final nacional.

A Etapa Nordeste da edição 2025 do concurso será realizada dia 16 e maio, em Salvador e as inscrições já foram encerradas. Dia 16 de maio também é o prazo limite para cervejarias inscreverem seus rótulos para a etapa regional Centro-Oeste. Informações estão disponíveis no link https://beerawardsplatform.com/competitions

A Copa compõe o projeto Conexão Cerveja Brasil que consiste em um roadshow cervejeiro com o objetivo de aproximar os diversos elos da cadeia produtiva da cerveja nas regiões por meio de concursos, eventos e congressos técnicos.

Abracerva
A Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado