Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

A arte de rua invade o Museu Oscar Niemeyer com Rimon Guimarães

O artista traz para dentro do museu a vibrante energia da arte de rua, oferecendo uma oportunidade única de interação e aprendizado

Analice Nicolau

08/05/2024 11h30

Nesta quarta-feira, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC/PR) se transforma em um estúdio de criação ao vivo com a abertura da exposição “A Sala Aberta”, liderada pelo artista curitibano Rimon Guimarães. Localizado no Museu Oscar Niemeyer, o evento, que se estenderá até o final de maio, é uma rara oportunidade para o público interagir diretamente com um artista em plena ação criativa.

A iniciativa “Adaptabilidade” marca a segunda etapa do projeto e busca demolir as barreiras tradicionais entre artista e observador. A partir das 19h, os visitantes poderão participar da cerimônia de abertura e, em seguida, explorar o ateliê montado por Rimon na Sala 9, onde o artista permanecerá durante o mês. “Vai ser uma exposição viva. Vou trazer o meu ateliê para dentro da exposição. Vamos interagir com o público e conversar sobre arte”, explica Rimon.

Conhecido por seus vibrantes murais em mais de 27 países, Rimon é um artista autodidata cuja obra transita por diferentes mídias, como lambe-lambes, pintura, desenho, e instalações. Sua produção reflete temas como urbanização e democratização do o à arte, propiciando um diálogo continuado com o ambiente urbano.

Durante o mês, além de observar o processo artístico de Rimon, o público poderá participar de atividades educativas organizadas pelos setores de Pesquisa e Educativo do MAC Paraná. Segundo Joanes Barauna, diretora artística do MAC e uma das curadoras do projeto, “a ocupação reflete o processo de um artista cuja produção é majoritariamente voltada para a arte de rua, agora adaptada para o ambiente museológico, o que reforça nosso compromisso com a inovação artística.”

A Sala 9 será um espaço de constante mudança, onde cada semana trará novas direções e criações inspiradas pela interação com o público. “A cada semana o espaço se movimenta em uma direção não pré-estabelecida, sim na direção do que surge da relação com a sala”, afirma Joanes.

A recepção de “A Sala Aberta” com Rimon Guimarães ocorre nesta quarta-feira, a partir das 19h. A entrada para a mostra é gratuita através da rampa caracol do Museu Oscar Niemeyer, oferecendo uma imersão na arte contemporânea ível a todos. A exposição fica aberta para visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, até o final de maio.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado