Menu
Alta Velocidade
Alta Velocidade

Las Vegas prepara festa parao tetra de Verstappen. Será???

As probabilidades estão a seu favor, e a mistura de curvas fechadas e retas rápidas do circuito urbano favorece ainda mais seu desempenho, pelo estilo agressivo de pilotagem

João Luiz da Fonseca

17/11/2024 15h20

whatsapp image 2024 11 17 at 13.41.49

Foto: Reprodução

Em seus momentos derradeiros, a Fórmula 1 segue para o circuito de rua da famosa “Cidade do Pecado”, para disputar no próximo final de semana a segunda edição do Grande Prêmio de Las Vegas – 22ª e antepenúltima etapa da temporada de 2024.

O cenário iluminado pelo neon no horizonte da terra dos cassinos, aliado ao layout desafiador da pista, e o horário local da largada (22 horas), formam os ingredientes perfeitos para uma corrida que promete ser inesquecível e que deve atrair um público estimado em mais de 300 mil pessoas.

E poderá mesmo ser memorável, especialmente para o piloto Max Verstappen, da Red Bull, que venceu a etapa inaugural em 2023, e este ano parte com tudo para repetir o feito. Mais que isso: mesmo se não vencer, e dependendo do resultado da corrida, ele pode levantar a taça e de quebra deixar Nevada com seu quarto título consecutivo na F1.

As probabilidades estão a seu favor, e a mistura de curvas fechadas e retas rápidas do circuito urbano favorece ainda mais seu desempenho, pelo estilo agressivo de pilotagem.

Com um final de semana desastroso no GP de São Paulo – após vencer a corrida sprint e conquistar a pole position para a corrida principal -, Lando Norris foi apenas o sexto colocado e deixou escapar sua maior chance de reduzir a diferença para o holandês no Mundial de Pilotos e chegar em Vegas com possibilidades mais sólidas de permanecer na disputa do campeonato.

A diferença na classificação, então de 44 pontos, subiu para 62 após a etapa brasileira. Com apenas 86 pontos em jogo, para conquistar o título Verstappen basicamente só precisa marcar três pontos a mais do que o britânico.

Para manter a vaga aberta por mais uma etapa, Norris tem que superar Verstappen por pelo menos os três pontos em questão. Com uma vitória conseguiria isso, assim como com o segundo ou terceiro lugar, a menos que Verstappen esteja apenas uma posição atrás e leve o bônus da volta mais rápida.

Se Norris terminar em quarto, quinto, sexto, sétimo ou oitavo, ele precisa que Verstappen esteja mais de uma posição atrás dele e não tenha o bônus de volta mais rápida.

No Mundial de Construtores, a McLaren lidera a classificação por 36 pontos sobre a Ferrari, entrando nas três últimas corridas com um total de 147 pontos disponíveis nas últimas rodadas. A Red Bull diminuiu a diferença para a Ferrari e está apenas 13 pontos atrás da Scuderia.

Todas as três equipes ainda podem vencer o campeonato de construtores, mas ninguém pode antecipar o título em Las Vegas. Mesmo que a McLaren marcasse o máximo de pontos – 44 – ela teria, na melhor das hipóteses, uma vantagem de 80 pontos sobre a Ferrari se nenhum dos carros italianos pontuasse, com 103 pontos restantes disponíveis.

“Festa incrível” para comemorar o tetracampeonato – Se Verstappen garantir o título no GP de Las Vegas, a celebração do tetracampeonato promete ser diferente de tudo que a categoria já viu. Renee Wilm, CEO do GP, disse que a cidade oferece mais do que é necessário para coroar um campeão e já está tirando “algumas ideias da cartola” para realizar uma grande festa.

Com tanta emoção em jogo, nem um único segundo dessa ação deve ser perdido pelos fãs. Mas independente do resultado, uma coisa é certa: no próximo domingo veremos uma corrida emocionante. E tão brilhante quanto as luzes da Strip de Las Vegas!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado