Primeiro foi uma apresentação surpresa da McLaren, que sem aviso prévio colocou na pista seu MCL39, no último dia 13. Lando Norris, de macacão quase todo preto, foi o incumbido de estrear o novo carro de 2025, no circuito de Silverstone. Após algumas voltas, entregou o volante ao companheiro Oscar Piastri.
No dia seguinte (14), foi a vez da Williams levar para a mesma pista o FW47, aproveitando a ocasião para promover um evento promocional de sua nova e principal patrocinadora, Atlassian, cuja logomarca foi estampada no carro que vai ser conduzido pela dupla Carlos Sainz e Alexander Albon.
No domingo, o centro das atenções foi a Haas, com um shakedown também em Silverstone a portas fechadas e com Ocon ao volante do VF-25.
O novo carro chega lotado de expectativas para a temporada em que a Haas mais promete em sua ainda curta história na F1, graças à parceria com a Toyota, proximidade da Ferrari e a promessa de investimento técnico elevado.
E assim, aos poucos, a F1 2025 vai ganhando forma e mostrando sua cara.
Nenhum dos carros, contudo, foi apresentado com a pintura oficial para a nova temporada que se aproxima.
E o motivo é um só: o padrão de cores de cada uma das dez equipes será revelado em conjunto, durante o F1 75 Live, como foi batizado o espetacular evento que vai acontecer no “The O2“ de Londres, nesta terça-feira, 18 de fevereiro, marcando os 75 anos de existência da categoria.
Sem precedentes na história da F1, a cerimônia vai reunir todas as escuderias, junto com seus pilotos e diretores de equipe.
A noite especialmente reservada para a revelação das pinturas, será mesmo “de gala”, unindo durante duas horas o automobilismo com o showbiz.
No Brasil, o evento poderá ser acompanhado a partir das 17 horas pelo BandSports, tanto no canal de televisão por quanto no site e na plataforma Band Play. Também poderá ser visto ao vivo pela internet, em todas as redes sociais da categoria, incluindo o canal no Youtube.
Público espera surpresas
O design dos carros é sempre aguardado com expectativas antes de cada nova temporada, já que alguns visuais marcantes surgiram ao longo dos anos.
A Kick Sauber, equipe pela qual vai estrear Gabriel Bortoleto, memoravelmente chamou a atenção em 2024 ao revelar seu novo esquema de cores verde e preto, enquanto a Alpine é conhecida por experimentar tons de rosa em seu monoposto.
A Red Bull Racing deu indícios de que haverá uma mudança na pintura, em resposta a um pedido feito pelo tetracampeão, Max Verstappen. O design da equipe permaneceu inalterado desde que adotou um acabamento fosco em 2016. “Espero que seja um pouco diferente. Já tivemos tantos carros azul-fosco, mas acho que às vezes é bom dar uma apimentada”, disse o piloto.
Por sua vez, Toto Wolff deu a entender que a Mercedes vai continuar usando o preto como cor dominante, ao invés do icônico prateado, que levou Lewis Hamilton ao heptacampeonato em 2020.
Foi a partir daí que as então “flechas prateadas” mudaram de cor, em apoio às manifestações contra o racismo encabeçadas por Hamilton. Manter o preto como predominante foi a forma que a equipe encontrou para homenagear seu ex-piloto.
Mas será que realmente isso vai acontecer? Haverá surpresas entre as pinturas para 2025? É o que os fãs estão loucos para descobrir.
A apresentação dos carros e pilotos será feita na ordem inversa de classificação do campeonato de construtores do ano ado. Com isso, o time de Gabriel Bortoleto será responsável por abrir o F175 com a Sauber. A McLaren será a última equipe a subir ao palco.
O cerimonial leva a do visionário criativo Brian Burke, juntamente com a Stufish Entertainment Architects, a DX7 Design e a produtora 1826. Esta equipe de renome mundial foi a responsável pela criação das cerimônias de abertura e encerramento do GP inaugural de Las Vegas em 2023.
Não é difícil então imaginar que esse protocolo inédito da F1 já surge com status de uma noite inesquecível.
Lançamentos individuais
Após o evento, as equipes vão seguir apresentando seus carros em momentos diferentes. A Ferrari lançará a SF-25 em solo italiano um dia depois (19). O novo carro de Hamilton estreia na pista de testes de Fiorano, em Maranello.
Na sequência, dia 23 de fevereiro será a vez da Aston Martin, de Fernando Alonso e Lance Stroll, revelar o AMR25 por meio de redes sociais e do site da equipe. Apenas no dia seguinte à apresentação, em 24 de fevereiro, é que o novo carro será levado para shakedown no Circuito de Sakhir, no Bahrein, onde serão também realizados os testes de pré-temporada, com início no dia 26.
Já a Red Bull e a Mercedes irão aproveitar o dia de filmagem privada no Bahrein, em 25 de fevereiro, para fazer o shakedown do RB21 (carro que será utilizado por Max Verstappen e Liam Lawson) e do W16, com George Russell e o jovem estreante Andrea Kimi Antonelli.
Os dias de filmagem privados oferecem às equipes até 200 quilômetros de tempo de pista para testes gerais.